⚠ Desculpe pela bagunça aqui, eu estou atualizando meu tema então algumas coisas ficarão fora do lugar por um tempo, mas logo logo voltarão ao normal.

⚠ Sorry for the mess in here, I'm currently updating my theme so some things will be out of place for a while, but soon it will be back to normal.

sábado, 29 de janeiro de 2022

Entenda as páginas do seu tema no Tumblr: Index, Link Permanente, Tagged e Página Estática

Entenda as páginas do seu tema no Tumblr: Index, Link Permanente, Tagged e Página Estática

Sei que algumas pessoas não sabem o que são essas páginas que eu citei no título, porém eu falo bastante delas nos meus tutoriais então decidi fazer um post explicando o que elas são pra ninguém ficar "boiando" ao ler meus tutoriais.

Index

AS páginas de índex são as páginas que mostram váris postagens ao mesmo tempo, como a página inicial e as páginas seguintes (página 1, 2, 3, etc.), e as páginas de pesquisa ou de tag (clique aqui para saber mais sobre as páginas de tag). 

O link permanente — em inglês: permanent link; e abreviado: permalink — é o link (endereço/url) de uma postagem. É aquela página onde mostra quem curtiu e quem reblogou a postagem. Exemplo:

image

Página estática

Página estática é uma página que você pode adicionar ao seu tema, ela é como uma postagem, porém não pode ser reblogada, curtida ou postada (não aparece no Painel do Tumblr para as pessoas que te seguem). Um exemplo de página estática é a minha página de Contato.

Eu tenho um tutorial ensinando como adicionar uma página estática no theme que você pode ver clicando aqui.

Tagged

Tagged é a página onde mostra todos as postagens que possuem uma determinada tag (eu não sei se essa página tem um nome, então eu chamo de “tagged”). A palavra “tag” significa etiqueta, ou seja, quando você coloca uma tag em uma postagem você está colocando uma etiqueta para identificá-la e diferenciá-la de outras postagens. É um meio de organizar suas postagens para que fique mais fácil encontrá-las no meio de tanta coisa que você posta/rebloga em seu blog.

No Tumblr, se você colocar a tag “texto” em todas as postagens de texto, por exemplo, você pode colocar “/tagged/texto” na frente da url do seu blog e a página irá mostrar todas as postagens do seu blog que estiverem com a tag “texto”. Essa página onde irá aparecer apenas as postagens com uma determinada tag, é a página “tagged”. Exemplo:

image

♦ Se o post tiver ajudado, deixe um like ou reblogue lá no Tumblr;
♦ Se tiver ficado com alguma dúvida, pergunte aqui.