⚠ Desculpe pela bagunça aqui, eu estou atualizando meu tema então algumas coisas ficarão fora do lugar por um tempo, mas logo logo voltarão ao normal.

⚠ Sorry for the mess in here, I'm currently updating my theme so some things will be out of place for a while, but soon it will be back to normal.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Como selecionar quais posts mostrar na sua página inicial (Tumblr)

Como selecionar quais posts mostrar na sua página inicial (Tumblr)

(Última atualização em 15/04/2019) - (English version for this post here!)

Se, assim como eu, você gosta de deixar seu blog bem organizado, mas ao mesmo tempo gosta de reblogar um pouco de tudo e isso acaba bagunçando a aparência do seu blog, você já deve ter pensado "como seria bom poder esconder, no meu tema, posts que rebloguei porque gostei mas que não combinam com a estética do meu blog...". Outra situação parecida seria se você quer esconder posts reblogados e mostrar apenas os seus posts originais na primeira página do seu blog.

Bom, seria possível fazer isso utilizando duas lógicas diferentes baseando-se no uso de tags. Vamos supor que você marcou alguns posts do seu blog com uma tag "#foto", você poderia fazer o seu tema:

  • Método 1) Mostrar somente os posts que contém a tag "#foto";
  • Método 2) Ou, mostrar todos os posts, exceto os que contém a tag "#foto".

Eu tentei algumas vezes utilizar o método 2, mas, infelizmente ainda não consegui fazer um script que execute essa função sem acabar bagunçando o tema todo. Então por enquanto a única opção disponível que eu conheço é o método 1, e esse é o método que eu estarei ensinando a usar neste post.

Como funciona?

Você instala um script no seu tema que faz a primeira página do seu blog redirecionar para a página de uma tag de sua escolha (se você não sabe como usar/acessar tags, leia este tutorial); dessa forma, ao abrir o seu blog, os primeiros posts a serem mostrados serão os posts marcados com essa determinada tag.

Os posts que não estiverem marcados com essa tag ainda poderão ser acessados através de suas respectivas tags (caso tenham alguma) e/ou também através da página Archive do seu blog.

Se você não sabe o que é a página Archive (ou "Arquivo"), basta digitar "/archive" na frente da URL do seu blog, por exemplo:

https://anyhs-themes.tumblr.com/archive

E isso irá te levar para uma página onde você pode ver o histórico de posts do seu blog:

Tutorial:

Se você não está acostumado a editar temas no Tumblr:

Se você ainda não conhece a barra de pesquisa do editor de HTML do Tumblr, vá até a página Personalizar do seu blog e clique em “Editar HTML” para abrir o código do seu tema. Clique em qualquer parte do HTML do tema (apenas para selecionar/focar a “janela” do código) e então aperte CTRL+F (ou Command+F). E essa aba irá se abrir no topo do código:

image

Durante o tutorial eu irei falar sobre alguns códigos que você precisa encontrar no meio do HTML do seu tema. Você pode usar essa aba de pesquisa para encontrá-los com mais facilidade.

Script:

Cole isto logo antes de </head>:

<!-- Mostrar tag como página inicial (by www.anyhs-themes.tumblr.com) -->
{block:HomePage}
<script>document.location.assign("/tagged/SUA_TAG");</script>
{/block:HomePage}
<!-- Mostrar tag como página inicial (by www.anyhs-themes.tumblr.com) -->

Após colar esse script no HTML do seu tema, substitua "SUA_TAG" pelo nome da tag que você quer que seja mostrada como página inicial. Por exemplo: se a tag que você quer mostrar na primeira página for "#autoria", então coloque ali "autoria", desta forma:

[...]
<script>document.location.assign("/tagged/autoria");</script>
[...]

Removendo mensagem da página de tags:

Em alguns temas, as páginas de tag mostram uma mensagem mais ou menos assim:

Se você não quiser que essa mensagem fique aparecendo na primeira página, é possível removê-la. Porém, como o jeito que um código HTML é escrito depende de seu desenvolvedor, eu não tenho como saber o código de todos os temas que existem. Eu conheço apenas os meus códigos, e por isso apenas sei te dizer como remover essas mensagens nos meus temas.

Então, se você usa um tema meu:

Para remover a mensagem de todas as páginas de tag do seu blog, cole isto antes de </style>:

#tagsPage_msg {display:none;}

Para remover a mensagem apenas para a sua nova página inicial, cole isto antes de </body>:

<!-- Remover mensagem de tag de uma página de tag específica
(by www.anyhs-themes.tumblr.com) -->
<script>if(document.location.pathname == "/tagged/SUA_TAG") {document.getElementById("tagspage_msg").style.display="none";};</script>
<!-- Remover mensagem de tag de uma página de tag específica
(by www.anyhs-themes.tumblr.com) -->

E substitua "SUA_TAG" pelo nome da tag para qual a mensagem não deve aparecer.


  • Se o tutorial tiver sido útil, por favor, dê like ou reblogue ele lá no tumblr (aqui);
  • Se tiver alguma dúvida ou problema com o tutorial, entre em contato comigo por aqui.